ESPAÇO DE TERAPIAS ORIENTAIS E MASSOTERAPIA

MASSAGENS - TERAPÊUTICA, ESTÉTICA, RELAXANTE, DRENAGEM LINFÁTICA

ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL

VENTOSATERAPIA
MOXABUSTÃO
ACUPUNTURA (TRADICIONAL CHINESA)
STIPER
GEOTERAPIA
CROMOTERAPIA
AROMATERAPIA
MAGNETOTERAPIA

ESTÉTICA FACIAL COM ACUPUNTURA OU MAGNETOTERAPIA

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Yin e o Yang nas Vinte e Quatro Horas do Dia



            No amanhecer inicia o yang e este chega ao seu ápice ao meio dia, quando começa a declinar. No entardecer inicio o yin e seu ápice se dá a meia noite (no mínimo do yang). O yin começa a declinar conforme se aproxima o amanhecer. Assim, num período de vinte e quatro horas o meio dia é o máximo de yang e a meia noite é o máximo de yin. Da meia noite até o nascer da manhã o yin vai perdendo sua intensidade e se transformando em yang. Assim como o meio dia que é o máximo de yang; o yang vai perdendo força e se transformando em yin conforme chega à noite.
            A energia yang protege nosso corpo juntamente com a Energia de Defesa (Wei Qi ou Sentinela) durante o dia enquanto percorre a superfície do corpo. A noite é a época do yin e o yang juntamente com a Energia Sentinela então se aprofundam no interior do corpo, razão pela qual a febre e outras enfermidades pioram ou atingem o ápice durante a madrugada.
            O primeiro paço para mantermos a saúde é se adaptando aos ciclos do yin e yang. Assim, quando o sol se põe devemos acolher o yin e permitir que o nosso corpo descanse. Ao iniciar o dia devemos nos levantar e acolher o yang (como citado no texto dos cinco elementos e as estações).
            Se quisermos respeitar estes ciclos devemos realizar as atividades yang dentro do período yang. Isto é, limpara a casa, praticar esportes e tarefas em que suamos e movimentamos o corpo devem ser realizados no período do yang. Das quinze horas (15h00min) às dezenove horas (19h00min) é o declínio do yang e a chegada do yin e por isso deve ser o horário mais indicado a tarefas menos pesadas (leituras, encontros, meditações, etc.). Também não se devem comer após as dezenove horas para não sobrecarregarmos o fígado (Gan), para que este possa nutrir nosso sangue e trabalhar na síntese dos elementos que podem fortalecê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira aqui seu comentário ou sugestão: