ESPAÇO DE TERAPIAS ORIENTAIS E MASSOTERAPIA

MASSAGENS - TERAPÊUTICA, ESTÉTICA, RELAXANTE, DRENAGEM LINFÁTICA

ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL

VENTOSATERAPIA
MOXABUSTÃO
ACUPUNTURA (TRADICIONAL CHINESA)
STIPER
GEOTERAPIA
CROMOTERAPIA
AROMATERAPIA
MAGNETOTERAPIA

ESTÉTICA FACIAL COM ACUPUNTURA OU MAGNETOTERAPIA

sexta-feira, 12 de abril de 2013

OS CINCO ELEMENTOS E AS ESTAÇÕES DO ANO



            Questionaram-me: “Por que tem cinco (5) elementos e quatro (4) estações?”.
É que do verão pulamos para o outono, desconsiderando o período de estio.
            No livro “Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo” lê-se: “(...) as energias yin e yang das quatro estações são as energias/raiz de surgimento e crescimento de todas as coisas.”.
            A primavera traz “crescimento e expansão” e é a época para fortalecer o fígado (Gan) e a vesícula biliar (Dan) e os tendões e músculos ao se deitar cedo e levantar com os primeiros raios d sol e se caminhar ao ar livre.
            O sol e o ar que respiramos trazem o yang celeste e em todas as estações devem-se receber os primeiros raios de sol e se respirar o ar puro da manhã.
            O verão é a estação da energia yang e o declínio da energia yin e para se reservar a saúde no verão devem-se evitar ficar com fome e também suar para que a energia yang possa sair e fluir livremente impedindo assim que o calor fique estagnado, o que causaria uma Síndrome de Calor Perverso. Assim se fortalece o coração (Xin) e o intestino delgado (Xiao Chang).
            O outono é a estação em que as “formas estão maduras e prontas para a colheita”. No outono deve-se evitar sentir frio e procurar manter a paz de espírito e o equilíbrio interior se protegendo da ansiedade e precipitação. Assim se assegura a saúde do pulmão (Fei) e do intestino grosso (Da Chang).
            O inverno é a época de “fechar e armazenar”. Devemos procurar nos manter em ambientes quentes para que a energia yang não possa ser perturbada, pois esta á a fase do ápice do yin e do declínio do yang. Nesta fase devemos nos manter ainda mais serenos e tranquilos e em repouso (diminuir o ritmo) evitando transpirar e exaurirmos ou consumirmos a energia Ang (esta deve ser poupada). Assim se mantém a saúde dos rins (Shen) e da bexiga (Pang Guang).
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira aqui seu comentário ou sugestão: