ESPAÇO DE TERAPIAS ORIENTAIS E MASSOTERAPIA

MASSAGENS - TERAPÊUTICA, ESTÉTICA, RELAXANTE, DRENAGEM LINFÁTICA

ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL

VENTOSATERAPIA
MOXABUSTÃO
ACUPUNTURA (TRADICIONAL CHINESA)
STIPER
GEOTERAPIA
CROMOTERAPIA
AROMATERAPIA
MAGNETOTERAPIA

ESTÉTICA FACIAL COM ACUPUNTURA OU MAGNETOTERAPIA

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Teoria do yin e yang e dos cinco elementos


A Medicina Tradicional Chinesa nasceu da observação do homem no seu meio ambiente e afirma que “a primeira doença nasceu com a primeira mentira”.
                Esta é a Medicina mais antiga a que temos acesso, porque a Medicina Suméria (que seria a mais antiga) se perdeu e a Egípcia (que seria a segunda mais antiga) sobraram poucos fragmentos para nós.
                Segundo a M.T.C. o homem oi perdendo a saúde ao deixar de viver em harmonia com os ciclos da Natureza. Não respeitando mais o nascer e o pôr do sol; nossa carga horária de trabalho e vida corrida desregulou nosso relógio biológico interno.
A M.T.C. está assentada sobre dois pilares: a teoria do Yin e do Yang; e a teoria dos cinco 5) elementos ou movimentos.
                Obervando a natureza os velhos sábios chineses perceberam características definidas nas estações e na forma como os ciclos e os elementos que formam estes ciclos se movimentam criando tudo o que existe. Assim, as características yang seriam: atividade, calor, claridade, expansão, força, agitação, etc. As características yin: repouso, frio, contração, retração, implosão, calma, etc.
                Essas características yin e yang são sempre encontrados de forma relativa e se transmutam muito rápido. Assim uma pessoa pode acordar mais introspectiva, silenciosa, reflexiva (yin) e ao final do dia estar inspirada a realizar coisas, fazer, criar, expandir, então estará mais yang. Assim é com o clima do dia, com as estações também com as fases de nossas vidas. Portanto, o yin e o yang estão sempre interagindo e se transformando, sempre em movimento, criando a vida. Um dia mais ensolarado terá mais características yang enquanto u dia sombrio será mais yin e um dia chuvoso e frio será predominantemente yin. Analogamente há pessoas com características mais yang: extrovertidas, com facilidade de comunicação, com desenvoltura, realizadora, etc. Enquanto outras pessoas são mais yin: introvertidas, falam pouco, não realizam muito, etc.
                Em nossa saúde percebemos o yin e o yang em todas as anomalias e desequilíbrios que sentimos, sejam eles energéticos ou já instalados no organismo como um todo:

Yang                                                                              yin
Hipertensão arterial                                                   pressão baixa
Hipertireoidismo                                                        hipotireoidismo
Taquicardia                                                                  bradicardia
Contração/contratura                                               relaxamento
Ira                                                                                 melancolia

CONTINUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira aqui seu comentário ou sugestão: