ESPAÇO DE TERAPIAS ORIENTAIS E MASSOTERAPIA

MASSAGENS - TERAPÊUTICA, ESTÉTICA, RELAXANTE, DRENAGEM LINFÁTICA

ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL

VENTOSATERAPIA
MOXABUSTÃO
ACUPUNTURA (TRADICIONAL CHINESA)
STIPER
GEOTERAPIA
CROMOTERAPIA
AROMATERAPIA
MAGNETOTERAPIA

ESTÉTICA FACIAL COM ACUPUNTURA OU MAGNETOTERAPIA

quarta-feira, 9 de abril de 2014

COMO ATUA A ACUPUNTURA

A Acupuntura praticada pela M.T.C. (Medicina Tradicional Chinesa) é diferente da Acupuntura Sistêmica.
A M.T.C. se baseia em conceitos como Yin e Yang; a Lei dos Cinco Elementos ou Movimentos; os Ciclos Chen e Ciclo Ko; etc. A M.T.C. não aplica a acupuntura antes de levantar a Ficha de Anamnese do indivíduo, pois não se trata apenas de inserir agulhas onde o paciente sente dor, como muitos pensam por ignorar esta milenar TRADIÇÃO.
O terapeuta de M.T.C. tem de ser também um pouco investigador, tem de pesquisar o histórico do paciente, analisar a vida intra-uterina para decidir a porcentagem de influência ancestral envolvida na questão. Um terapeuta de M.T.C. tem que verificar por onde a Energia Perversa (causadora da doença) entrou no corpo, qual caminho percorreu e que órgão atingiu na sua trajetória (se atingiu) procurando apurar que danos causou. Somente depois desta investigação (anamnese) é que e decide o trabalho que vai ser realizado.
A acupuntura não é a única técnica da M.T.C. e nem sempre a acupuntura é a técnica mais indicada para o paciente, sendo necessário usar outros instrumentos como a moxabustão,  o martelo de sete pontos, a sangria, as massagens energéticas (feitas sobre e ao longo dos Canais de Acupuntura), a ventosa, etc.

Como atua a Acupuntura pela M.T.C.:

Em primeiro lugar: dor é ESTAGNAÇÃO.

A estagnação pode ser de:
Estagnação de Energia - Qi.
Estagnação de líquidos - Jing Ye.
Estagnação de Sangue - Xue.

Em alguns casos os três componentes aparecem estagnados juntos, principalmente nos casos mais antigos, onde se demorou para se buscar ajuda e tratamento.
Quando levantamos a ficha de anamnese do paciente não buscamos análises clínicas e não levamos em consideração os exames laboratoriais, pois a M.T.C. segue outros parâmetros e conceitos (como explicado acima). Quando um terapeuta de M.T.C. intervem busca tratar o paciente em seus vários níveis e necessidades. Leva-se em consideração o estado psíquico-emocional, pois para isto a M.T.C. possui os PONTOS SHEN, pontos do psiquismo. Se analisa o entorno em que o indivíduo está inserido e as influências que sofre deste para poder escolher os pontos de defesa (Energia Wei - Defensiva) a ser aplicada para reforçar o paciente. E paralelamente se busca o tratamento físico mais específico para as dores e doenças em si, mas sempre se usam e se tratam estes fatores: psiquismo/emocionalidade; influências do entorno; tratamento físico (visando tratar os órgãos e vísceras afetadas no organismo).

CURIOSIDADE:
Muitas pessoas tomam antidepressivos com efeitos colaterais sérios e nem imaginam que a M.T.C. tem um tratamento específico para estes casos por possuir os PONTOS SHEN (pontos para o psiquismo).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira aqui seu comentário ou sugestão: